Blog
Shimano

Confira a importância dos sistemas TMS e WMS nas operações logísticas

Nas operações logísticas tem sido cada vez mais pertinente o uso de sistemas tecnológicos que tornam os processos mais eficientes e assertivos, além de mais ágeis e seguros. Isso porque, o setor lida diariamente com diversas demandas, as quais são complexas e requerem planejamento cuidadoso e o devido acompanhamento, com intuito de garantir que os objetivos sejam alcançados.

Neste sentido, atualmente entre os mais utilizados e importantes sistemas estão o TMS e o WMS, os quais têm papel significativo, contribuindo diretamente para otimizar as atividades e aperfeiçoar o desenvolvimento dos processos, oferecendo benefícios consideráveis.

Dessa forma, para compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos a importância dos sistemas TMS e WMS nas operações logísticas. Confira:

O que é o WMS?

O WMS — Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns, em português, refere-se ao software desenvolvido especificamente para tratar das operações direcionadas para a parte de gestão de estoques de uma empresa.

Sendo assim, esse sistema automatiza atividades, no que diz respeito às etapas de recebimentos, expedição, estocagem, picking, inventários, devoluções, trocas, dentre outras. A partir disso, possibilita menos dependência de processos manuais e aumenta a segurança das informações e bem como da confiabilidade das operações.

Além do mais, entre os principais benefícios do sistema WMS podemos destacar:

Otimização do Espaço: Permite a alocação eficiente de produtos nos armazéns, maximizando o uso do espaço disponível.

Precisão no Inventário: Oferece controle em tempo real do estoque, diminuindo erros e minimizando a possibilidade de falta de produtos ou excesso de estoque.

Melhoria nos Processos Operacionais: Automatiza tarefas como picking e packing, aumentando a eficiência ao mesmo tempo que reduz o tempo de ciclo dos processos.

Rastreamento de Produtos: Facilita a capacidade de rastreamento na movimentação de produtos dentro do armazém, principalmente na localização, evitando possíveis extravios.

Redução de Custos Operacionais: Ao melhorar a precisão e eficiência nos processos, o WMS contribui para a redução de custos operacionais.

Melhora na Qualidade do Serviço:  Proporciona entregas mais rápidas e precisas, melhorando a qualidade do serviço ao cliente.

O que é TMS?

O TMS — Transportation Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Transporte, em português, refere-se a uma ferramenta desenvolvida para aumentar fatores como controle, a qualidade e a produtividade dos processos relacionados à distribuição dos produtos de uma empresa.

Dessa maneira, este é o sistema que controla os processos de dimensionamento das cargas, emissão e gestão de documentos, além do acompanhamento do transporte, gestão de ocorrências, entre outros.

Em razão disso, além de viabilizar o maior controle sobre a parte operacional do transporte, também possibilita a identificação e o controle dos custos, de manutenção da frota e gestão da tabela de fretes, assim como auxilia na identificação de avarias, extravios e devoluções, por exemplo.

Devido a isso, entres os principais benefícios do TMS podemos destacar:

Eficiência no Transporte: O TMS otimiza o planejamento e a roteirização, minimizando os custos de transporte e melhorando a eficiência nas entregas.

Visibilidade e Rastreamento: Fornece visibilidade em tempo real sobre a localização de mercadorias, promovendo um rastreamento mais preciso e informando sobre eventuais atrasos.

Redução de custos: O TMS ajuda na identificação de rotas mais eficientes, na consolidação de cargas e na negociação de tarifas, com isso, colabora para a redução de custos operacionais.

Gestão de Documentação: Automatiza processos relacionados à documentação, como emissão de faturas, gestão de pedágios e conformidade com regulamentações.

Melhoria no Atendimento ao Cliente: Ao melhorar a precisão e a previsibilidade das entregas, o TMS contribui para um serviço mais confiável e satisfatório ao cliente.

Portanto, compreende-se que os sistemas TMS e WMS exercem papéis fundamentais para otimizar as operações logísticas, melhorar a eficiência, reduzir custos e permitir um serviço mais confiável aos clientes. Logo, a integração desses sistemas é, na maioria das vezes, crucial para alcançar benefícios relevantes com uma gestão logística mais eficaz.

A Shimano Transportes tem implementado os softwares TMS e WMS em suas operações, a fim de garantir maior eficiência e automatização das soluções logísticas. 

Dúvidas?
Entre em contato conosco