Blog
Shimano

Confira dicas fundamentais para aumentar eficiência no transporte direcionado ao setor de e-commerce

Quando o assunto é o transporte direcionado para o e-commerce, este é um tipo de operação que requer uma logística mais eficiente, principalmente a fim de manter o bom relacionamento com o cliente. É de suma importância que se entenda o quanto a logística é imprescindível neste caso, já que boa parte da criação entre o elo empresa e consumidor final ocorre a partir desse processo, pois não há contato físico entre as partes envolvidas. 

Neste contexto, para que possamos compreender melhor sobre este assunto, a seguir, elencamos dicas fundamentais para aumentar a eficiência no transporte direcionado ao setor de e-commerce. Confira:

Trabalhe com previsão de demandas

Primordialmente, a previsão de demandas é efetuada de acordo com o histórico de vendas de determinado período. Desse modo, essa atividade pode ser feita de forma trimestral ou mensal, considerando os períodos de sazonalidade, além de outras questões que serão utilizadas segundo métodos de avaliação dos gestores e do modelo de negócio.

No entanto, mesmo que este processo não seja 100% eficaz, mas permite que seja analisado o comportamento dos clientes e com o auxílio da previsão de demanda, é possível que se tenha o acesso a uma base de dados confiável. Por conseguinte, a partir dessas informações, utiliza-se também para análise das decisões de compras e para composição de estoque. 

Determine prazos confiáveis

O prazo de entrega é um dos aspectos mais importantes no que diz respeito às operações do e-commerce. Em virtude que, entre os maiores motivos de insatisfação é quando as mercadorias não chegam na data prevista.

Devido a isso, o ideal é que nas entregas sejam determinados prazos realistas e confiáveis, com intuito de que haja cumprimento dessas datas. Lembre-se que, para as empresas que desejam conquistar e fidelizar clientes é preciso realizar as entregas das encomendas até mesmo de forma antecipada, deixando-o surpreso pela agilidade em receber seus pedidos. 

Logística reversa com política de troca e devolução

Em relação às trocas e devoluções de produtos, isso é de inteira responsabilidade das lojas virtuais. Sendo assim, é crucial pensar no planejamento do fluxo reverso dos materiais por meio da logística reversa, de modo que consigam atender os consumidores da melhor maneira possível. 

Além disso, recomenda-se a criação da política de troca e devolução bem clara e definida, o qual seja disponibilizado com fácil acesso aos clientes e, assim, proporcionam o melhor entendimento dos prazos estipulados para o envio das mercadorias que irão realizar o fluxo reverso. 

Planejamento adequado

Em qualquer operação logística exige-se a realização de um planejamento adequado. Neste sentido, no transporte direcionado ao e-commerce é necessário um planejamento conciso em todos os processos, visando todos os fatores que o permeiam. Logo, é essencial a contratação de fornecedores confiáveis, estabelecimento dos níveis de serviço e atendimento, controle de custos, adoção e criação de pós-venda, entre outras questões consideradas pertinentes e que fazem parte das operações deste segmento.

Entregas flexíveis

Uma operação de e-commerce eficiente disponibiliza entregas flexíveis, ou seja, diversas formas em que a mercadoria possa ser transportada até o destinatário final. 

Vale ressaltar que os clientes estão cada vez mais apegados às marcas, por isso, quando se oferece opções de entregas de transporte e pagamento de frete, esta é uma maneira de garantir diferencial competitivo no setor. 

Em função disso, entregas mais demoradas, com prazo maior de entrega possuem custos de frete mais barato. Assim também, há a entrega conhecida como same day delivery, que significa entrega no mesmo dia da compra, porém com valor do frete mais alto que das entregas convencionais.

Por essa razão, torna-se primordial analisar as formas de entrega oferecidas aos clientes, tendo como finalidade garantir que tenham maior comodidade e consequentemente suas expectativas sejam atendidas. 

Portanto, no transporte direcionado ao e-commerce é preciso analisar devidamente os processos aplicando as melhores práticas e estratégias. Além do que, deve-se avaliar os pontos fracos existentes e corrigi-los a fim de assegurar que as operações sejam realizadas de forma eficiente.  

Dúvidas?
Entre em contato conosco