Blog
Shimano

Transporte de cargas secas: como funciona e suas principais particularidades

O transporte de cargas secas refere-se ao transporte de mercadorias que não são perecíveis e não requerem cuidados especiais de manuseio, como líquidos ou produtos químicos. Logo, esse tipo de transporte é fundamental para a economia, pois movimenta uma ampla gama de produtos, tais como alimentos secos, vestuário, eletrônicos, móveis entre outros.

Neste sentido, as particularidades desse tipo de mercadoria são aspectos que precisam ser dispostos no planejamento, atentando-se às exigências legais e promocionais, a fim de garantir maior eficiência nos serviços prestados. 

Dessa forma, para compreendermos melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona o transporte de cargas e suas principais particularidades.Confira:

O que é carga seca?

A carga seca refere-se aos produtos não perecíveis, que são transportados independentemente da condição climática. Com isso, esse tipo de produtos sofre menos danos devido os fatores externos, sendo então, mais versátil e com ótima facilidade na realização do transporte pelas rodovias do país.

Sendo assim, diferentemente da maioria das cargas, esta não requer cuidados especiais excessivos, uma vez que envolve menos riscos durante o transporte. Contudo, deve-se manter sempre atenção com a organização dos materiais e outros cuidados específicos, pois são fatores cruciais para qualquer tipo de operação.

Neste contexto, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona o transporte de cargas secas e quais são suas principais particularidades. Confira:

Afinal, como funciona o transporte de carga seca?

De modo geral, o transporte de cargas secas, por se tratar de mercadorias sem necessidades específicas, pode ser realizado por vários tipos de veículos, dependendo da quantidade e do tipo de mercadoria. Os veículos mais comuns incluem caminhões, contêineres, vagões ferroviários e navios de carga seca.

Para garantir a segurança e a integridade das mercadorias durante o transporte, é ainda fundamental que elas sejam embaladas de forma adequada. Por isso, recomenda-se o uso de caixas, paletes, sacos, envelopes e outros tipos de embalagens resistentes.

Vale ressaltar que antes do transporte, as cargas secas geralmente são armazenadas em depósitos ou armazéns, onde são protegidas contra condições climáticas adversas e roubos.

Lembrando que a tecnologia neste tipo de processo, desempenha um papel essencial no que concerne o acompanhamento na movimentação das mercadorias. Em razão disso, muitas empresas utilizam sistemas de rastreamento por sistema GPS para monitorar a localização e a condição das mercadorias durante o transporte.

Principais particularidades

Assim como na maioria das operações logísticas, a carga seca possui suas próprias particularidades, entre as quais podemos destacar:

Cargas a granel: Em alguns casos, as cargas secas são transportadas a granel, ou seja, sem embalagens individuais. Isso é comum em produtos como minérios, grãos e produtos químicos a granel, por exemplo.

Sazonalidade: Alguns tipos de carga seca podem estar sujeitos a sazonalidade, como produtos agrícolas colhidos em épocas específicas do ano. Devido a isso, pode afetar a demanda e os preços do transporte.

Custo e eficiência: O transporte de cargas secas é costumeiramente escolhido pela sua eficiência em termos de custo. Porém, é de suma importância a otimização das rotas e das modalidades de entregas para reduzir custos e prazos.

Regulamentação: Cada país tem suas próprias regulamentações e leis relacionadas ao transporte de cargas secas, relacionados principalmente ao peso máximo permitido, horários de operação e requisitos de segurança. Por essa razão, as empresas de transporte devem estar em conformidade com essas regulamentações.

Modalidades de transporte: De maneira geral, o transporte de cargas secas pode ser realizado por diferentes modais, como rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo. Logo, a escolha do modal depende da distância, da urgência e bem como das características das mercadorias.

Portanto, entende-se que o transporte de cargas secas é um processo primordial da logística global, permitindo que produtos sejam movimentados de forma eficiente e econômica. Além disso, o sucesso desse tipo de operação depende da utilização de embalagem adequada, da escolha dos modais de transporte adequados e do cumprimento das regulamentações gerais.

Dúvidas?
Entre em contato conosco